Brastemp Clean BWC07 - Leds piscam e resseta ciclo (Resolv)

Está vazando água? Está trepidando? Pula que nem carroça? O agitador não saí? Duvidas e soluções discutimos aqui.
Cabral.bh
Contato:

Brastemp Clean BWC07 - Leds piscam e resseta ciclo (Resolv)

Mensagem por Cabral.bh »

A duas semanas a minha BWC07 deu o seguinte problema:

Voce liga na tomada normalmente ( algmas vezes demorava a ficar pronta para funcionar).
Voce seleciona um programa e espera o inicio.
Quando o comando de abrir o solenoide da água acontecia, voce ouvia o som da solenoide, o painel piscava todos os leds novamente e parava, como se a eletronica tivese dado um reset no ciclo de lavagem. Ficava repetindo isto indefinidamente.

No inicio acontecia somente quando iria se iniciar a centrifigação. Depois passou a acontecer quando era para o motor funcionar e depis quando o solenoide de agua era acionado.

O problema era o capacitor eletrolitico de 1000 micro faraday localizado na placa de potencia (ou placa de interface de potencia). Pelo que eu vi é um capacitor chines de qualidade não muito boa. Visualmente ele estava com a parte superior um pouco estufada (tão pouco que eu de inicio não achei que fosse ele). Para verificar, basta passar um objeto plano no topo do capacitor. se encostar nas bordas ele pode estar ok, se não ele pode ser a provavel fonte de problemas.

Como eu tenho o ferrramental e um pouco de conhecimento, eu fui em uma loja de eletronica e comprei um outro capacitor por R$ 0,50 e efetuei a troca.
Quem não tem conhecimento pode retirar a placa e levar em uma eletronica qualquer e solicitar a troca do capacitor eletrolitico. Acredito que nenhum técnico terá coragem de cobrar mais de R$50,00 de mão de obra ( um valor que eu acho justo pelo tempo e materiais gastos seria uns R$20,00).

PS:Antes de retirar a placa anote cuidadosamente os onde estão conectados os cabos do pressostato, tipo cor e numero impresso no corpo do pressostato( depois eu edito aqui colocando os valores e cores)

Imagem
Fica ai o registro e a dica.
RobertoBrastemp
Contato:

Re: Brastemp Clean BWC07 - Leds piscam e resseta ciclo (Resolv)

Mensagem por RobertoBrastemp »

Valeu Cabral! Pela dica. Eu já sofri uma vez com essa mesmas placa, O capacitor não estava estufado, e no meu multímetro da Icel, e que tem escala até 200mf, mostrava como um capacitor bom. e a placa não funcionava. mais com anos de hobby em eletronica, Troquei esse capacitor e a placa funcionou legal como no seu caso, mais na minha ainda tinha outro defeito, Ela não centrifugava, testei o triac e o mesmo estava bom. Seguindo a trilha do gate do triac até o chip, encontrei no caminho o transístor que dispara o triac, com fuga. Então retirei um de uma placa cônsul antiga queimada, coloquei nessa placa e tudo funcionou legal.... ( TODA DICA PARA CONSERTO DE PLACAS ELETRONICA, É MUITO VALIDA, POIS EVITAMOS DE COMPRAR OUTRA ).... VALEU CABRAL ABRAÇO E QUANDO TIVER MAIS DICA, COLOCA AQUI PRA NÓS....fui.
Responder