Falha na centrifugação.

Está vazando água? Está trepidando? Pula que nem carroça? O agitador não saí? Duvidas e soluções discutimos aqui.
rlviana
Contato:

Falha na centrifugação.

Mensagem por rlviana »

Brastemp Clean BWC 10ABB
18 meses de uso.
Executa todos os ciclos normalmente.
Ao iniciar o ciclo da centrifugação:

A bomba fica sugando;
O motor parte e gira por +- 2 segundos e para;
Isto se repete 2 ou tres vezes;
Aí então os LED's indicadores de: "pesado normal rápido enxagua e centrifuga" ficam piscando,
o motor para e a maquina não faz mais nada.
Os LED's sómente apagam se desligar a maquina da tomada.
Este defeito era itermitente e agora ficou sólido
Alguem pode me ajudar.

rlviana
benchaia
Contato:

Re: Falha na centrifugação.

Mensagem por benchaia »

deve ter a opção centrifugar no teclado verefique selecione se tiver e veja se completa o ciclo se não tiver coloque mais proximo da função dele como enxaque por exemplo,bom a suspeita de uma bronca na placa eletronica porque me parece que os sensores estão OK pelo que me fala tente minimizar o tempo que ele percorre para centrifugação e veja o que acontece
rlviana
Contato:

Mensagem por rlviana »

Caro Benchaia
Obrigado por sua colaboração.

Colocando a maquina para funcionar, a partir da opção de centrifugar o problema acontece da mesma maneira, ou seja :

" A bomba suga por alguns segundos;
O motor parte e gira +- 2 segundos e para;
Isto se repete 2 ou tres vezes;
Aí então os leds indicadores de: "pesado normal rápido enxagua e centrifuga" ficam piscando e
sómente apagam se desligar a maquina da tomada."

Resolvi, desligar o cabo que vai para a bomba d'água(e o freio) e para o motor,e
substituir as ligações por lampadas.

Uma lampada de 40W ligada no fio da bomba d'água (e do freio),
uma lampada de 100W no fio que faz o motor girar no sentido dos ponteiros do relógio,
e uma uma lampada de 100W no fio no sentido contrario ao dos ponteiros do relógio.

Tudo funcionou corretamente.

Estou tendo a paciencia (devido a minha exepriencia em eletro/eletrônica) de levantar o circuito da
placa de potencia e do painel da maquina( Onde fica o microprocessador).

Como tenho todo o ferramental em casa, e conto com um osciloscópio, tentarei determinar a causa do erro.

Caso alguém tenha este circuito, ou já teve a paciencia de levanta-lo,
agradeceria muito em me enviar uma copia.

Obs. Caso eu consiga levantar os 2 esquemas, é permitido publica-los neste site?

Rui
RobertoBrastemp
Contato:

Mensagem por RobertoBrastemp »

Teste o motor direto: Ligue o freio com um chicote de fios na tomada e espere ele armar, ai você liga o motor também na tomada com outro chicote de fio. fio vermelho e branco comum, e veja se o motor centrifuga normal. Se não, veja o capacitor do motor (15 mf)... Se o motor e o capacitor estiver bom e funcionar, siga o fio vermelho de centrifugação até a placa e troque o triac. Obs: O fio vermelho sai do terminal T1 do triac (o pino do meio, SE o triac estiver bom, siga do terminal Gate até o processador e veja no caminho o resistor e trilhas...
Depois poste aqui, o resultado, para ajudar outros usuário... Abraço - Roberto
benchaia
Contato:

Mensagem por benchaia »

O colega tem rasão,porem faça o teste jogue na centrifuga e deconecte o cabo e monitore com o multiteste como ele esta mandando esta voltagem,e outra e bom medir o este transistor proque ele são chaveadores se tiver dificuldade em medi-lo e so postar ,mede com multiteste veja-la
maasth
Contato:

Mensagem por maasth »

caro colega

veja placa e troque o capacitor de ceramica de 3,3mf 250v.

att: maasth
rlviana
Contato:

Mensagem por rlviana »

Caros Amigos

Agradeço muito a colaboração de todos.
Como não sou da área, não sei como poderei colaborar no futuro.
Talvez enviando os diagramas das placas, que eu levantei.

Não sei se isto é permitido pelas regras do site. A quem devo solicitar esta informação?
(Já estou terminando o da placa de Controle).

Vamos ao defeito:

Depois de levantar toda a parte de potencia da placa de controle, notei um detalhe.

"Existem Varistores para as valvulas de água, bomba d'água, motor no giro contrario aos ponteiros dos relogios,
mas não existe para o sentido que apresenta o defeito. (Falha de Projeto?)"
Só os engs. da Brastemp poderão dizer o porque.

Troquei o Triac do motor no giro contrario pelo do giro direto. O problema persistiu.
Desliguei o cabo que vem da placa para o motor no sentido direto, e coloquei um switch, da rede ao motor,
aguardei a bomba ligar, o freio atuar e liguei o switch em intervalos variados, deixando as vezes girar até 30 segundos.

Não deu problema!!!!!!!!

Para testar, Vou ligar a bobina de um rele na saida da placa de controle e o motor será atuado pelo relé.
Vamos ver o que vai dar.

Rui
rlviana
Contato:

Mensagem por rlviana »

Caros amigos,

instalei um relé operado pela saida do motor, e liguei o motor atraves dos contatos do relé.

Funcionou ok.

Rui
benchaia
Contato:

Mensagem por benchaia »

Se de fato eram varistores,ai para quem quiser saber se for medir eles tem que tirar eles fora da placa e medir na escala mais alta se conduzir e porque não mais prestão pode ate ficar sem eles porque a função deles e justamente proteger circuito da placa
Seria interensante você passar este esquema que montou a base de rele,para mim e para nossos colegas aqui do forum

espero ter contribuido
RobertoBrastemp
Contato:

Mensagem por RobertoBrastemp »

O triac está acionando a bobina do relé, é porque a corrente no mesmo é muito pequena, e como a do motor da lavadora é muito maior, é sinal que a tensão no gate do triac está deficiente, devido a algum conponete com defeito ligado na trilha até o processador, Como eu não peguei essa placa ainda, não posso dar 100% de certeza, pois estou apenas tentando ajudar. no caso que peguei com outras placas e com esse defeito troquei os dois triac e resolvi o poblema. Veja que se um dos dois triac tiver uma pequena fuga ele mata a corrente do outro
Se você conseguiu o esquema dessa placa manda para o forum, pois eu mesmo não tenho... Abraços.
maasth
Contato:

Mensagem por maasth »

maasth escreveu:caro colega

veja placa e troque o capacitor de ceramica de 3,3mf 250v.

att: maasth
CARO COLEGA RUI

SE O AMIGO TIVER UM INSTRUMENTO QUE MEDE CAPACITANCIA um(CAPACITIMETRO) VEJA A CAPACITANCIA DO CAPACITOR DE CERAMICA DE 3,3mf QUE FICA NA FONTE DA PLACA SE ESTE ESTIVER RUIM A PLACA FICA ASSIM FUNCIONA E DEPOIS FICA PISCANDO OS LEDS.

ATT: MAASTH
rlviana
Contato:

Mensagem por rlviana »

Carro MAASTH, boa tarde, e obrigado por sua atenção.

Eu não tenho capacitimetro, mas pretendo trocar o capacitor, independente de testa-lo.
Gostaria de certificar se este capacitor(C22) está na placa de controle, e é o que está ligado entre o termina AC1 e AC2 da mesma?
Na minha placa existe um capacitor entre estes dois terminais, mas somente está impressa no mesmo, a tensão de trabalho, (250v),
mas não há indicação da capacidade dos mesmo.

Existe um outro capacitor (C21) na mesma placa de 2n2 x 250v, que funciona com redutor de tensão para produzir os 5v que vão alimentar a placa do Uprocessador.

Atenciosamente, agradeço a sugestão.

Rui
rlviana
Contato:

Mensagem por rlviana »

Caro MAASTH,

Quero de parabenizá-lo.

PARABÉNS.

Hoje fui às lojas de material eletrônico e comprei o capacitor.

Tentei comprar os TRIAC's também, mas não encontrei.
Moro atualmente em Fortaleza, e sinto o mercado de materiais eletrônicos daqui um pouco deficiente em produtos.
Como não encontrei os TRIAC's, fui até a autorizada Brastemp e comprei a placa de controle.

Aí apareceu outro problema.

A placa que autorizada me vendeu é ligeiramente diferente da que eu levei até a loja.
Lá me afirmaram que era equivalente.
Ao chegar em casa e montar a placa, a maquina funcionou por cerca de 3 minutos,
e depois não ligou mais. Voltei à loja e troquei a placa.

Ao instalar a nova placa o mesmo problema ocorreu. Torra resistor R88.
Liguei para a autorizada e relatei o ocorrido.

Disseram: -- A sua placa do painel é que esta queimando a placa de controle!!!!

Não conformei, e resolvi trocar o capacitor que voce deu a dica.
Aqui vale uma correção, como a minha vista não é mais aquela, no capacitor velho está impresso 2m2 e eu li "2n2".
Troquei o capacitor de 2,2mf e resolveu!

Novamente PARABÉNS. E Obrigado

Quanto as placas, a original tinha os números:
CLIPTECH 22610 e W10190758 Rev2 em cima do dissipador, e o número 085-984785-00965 ICT ao lado.

E a nova, os números CLIPTECH 24830W10316678 rev8 e o número 080-966836-01350 ICT ao lado.
Qual destes é o número Brastemp? E será que são iguais mesmo?

Atenciosamente

Rui
Responder