Problema Electrolux DFF44

Aqui falamos como garantir a cerveja geladinha do nosso cliente...
danilohkr
Contato:

Problema Electrolux DFF44

Mensagem por danilohkr »

Ola,
estou com um problema com esse refrigerador que simplesmente não esta ligando o motor para refrigeração, vira e mexe tenho que tirar ele da tomada e ligar novamente para acionar a refrigeração, e sempre acende o aviso de temperatura alta em seguida que religo da tomada.
Qual componente esta eventualmente com problema??

att
wesley bulgarelli
Contato:

Mensagem por wesley bulgarelli »

olha so danilo concerteza é problema no motor e se for tecumhsen é mais de 100%
Wesley Bulgarelli a 13 Anos na área.
jairo bertoni de araujo

Mensagem por jairo bertoni de araujo »

olá danilo,estou te postando não para retrucar ou desmerecer a postagem do nosso amigo bulgarelli (realmente na maioria dos casos e isso aí) mas só pra agregar a nossa experiencia,no meu caso todos os procedimentos recairam na troca do compressor,mas pode estar acontecendo: o termostato está desligando e religando o compressor muito rapido não dando tempo do compressor dar uma resfriada ,causando o reset do protetor. pode ser: a porta estar com problemas de empeno ou borracha(gaxeta) com vazamento de ar refrigerado(messa a temperatura interna veja se ela é compativel com os dados de funcionamento do fabricante e tambem os dados do termostato dados pelo fabricante tais como temperatura de desligar ligar e diferencial esses dados vc encontra no site do fabricante ou tabelas pelo modelo do termostato ),se não for o termostato, entre no site do fabricante do compressor e pesquize modelo e se ele é compativel para colocar um capacitor para ajudar na partida ,olhe tambem o relê se ele é ptc ou 4tm,teste o compressor direto ( alguns compressores mais modernos não aceitam ligação direta sem rele e protetor ou partida eletronica) ,messa a amperagem, só depois desses procedimentos condene o compressor(aconteceu comigo com um cliente,agora ex cliente que condenei o compressor com essas mesmas caracteristicas que vc citou e era o rele e protetor) retorne pra nos teremos o maior prazer em te responder . veja bem minha resposta não é para mostra que eu sei ou que sou alguma coisa ,e nem cercear a liberdade de expressão ou de perguntas ou respostas do forum mas e´para vc e todos nós melhorarmos nosso conhecimento tanto na parte tecnica como no trato com o cliente,passo aqui minha experiençia pra que vcs não se queimem com diagnosticos precipitados(porque já me queimei) e na verdade o objetivo do forum é troca de experiençias e aprendizado,eu não sei tudo tenhos meus limites mas já vivi quase tudo,e ainda estou aprendendo com vcs , com os outros e comigo e vou morrer sem saber nada um abraço jairo
micro empresario proprietario de empresa familiar que atua a 49 anos na prestação de serviços em refrigeração em geral e em montagens de climatizadores e condicionadores de ar ,domesticos ,comerciais e industriais.
danilohr
Contato:

Mensagem por danilohr »

Agradeço as orientações de vcs e vou verificar isso.
O q eu acho estranho, é que ele funciona normalmente em algumas horas do dia e em outras tenho que fazer o procedimento de tirar da tomada e colocar de novo. Esses intervalos de funcionamento e problemas são aleatorios.
Verifiquei que o compressor é da marca EMBRACO e o relê é ptc de acordo com o diagrama eletrico colado na traseira dele.
Não entendo muito de refrigeração, minha area é outra, mas vou verificar com cuidado suas dicas e se tiver outras, serão bem vindas.
danilohr
Contato:

Mensagem por danilohr »

Nesse final de semana o problema mudou, agora ele não esta mais gelando na parte de baixo como deveria, ajustei o termostato para o maximo e o aviso de temperatura alta não apaga e nem o motor desliga mais, fica ligado direto tentando resfriar e não da conta.
o congelador funciona normalmente.

o que pode ser??
wesley bulgarelli
Contato:

Mensagem por wesley bulgarelli »

ola amigo danilo neste caso .. pode ser os seguintes defeito

PODE ESTAR ACORRENDO VAZAMENTO DE GAS DO SISTEMA TERIA QUE CONFIRMAR ISSO VERIFIQUE AS SOLDAS DO COMPRESSOR COM UMA ESPONJA E ESPUMA E PEÇA PARA UM TECNICO MEDIR A QUANTIDADE DE GAS QUE A DENTRO DO APARELHO SÓ ASSIM PODERA SER DESCARTADA A POSSIBILIDADE DE ALGUM VAZAMENTO.

verifique se a gel tem modulo (placa eletronica) meça a mesma o diagrama eletrico que à atras dela pode lhe ajudar

ola amigo danilo neste caso .. pode ser as seguintes peças com defeito

1 sensor termico
2 bimetal
3 ressistencia interrompida (queimada)
4 ressistencia da calha de agua (dai é mais complicado resolve )
5 forçador de ar (ventilador)
caso ja tenha trocado o sensor de temperatura e ja tenha trocado o bimetal .. meça a resistencia se ela estiver Ok ,teste o forçador de ar (ventilador ) se o mesmo estier OK teste a ressistencia da calha a grande posibilidade de ser éla
Wesley Bulgarelli a 13 Anos na área.
jairo bertoni de araujo

danilo pode ser bloqueio da evaporadora( a parte de cima ou congelador está ok? ou tem problemas tambem de rendimento?) ou tudo aquilo que nosso amigo wesley apontou ,olha essas eletronicas são complicadas porque não se troca mais peças, mas a famigerada placa eletronica,vai postando pra gente que responderemos com maior prazer obs: o refrigerador é seu ou é de cliente?:
micro empresario proprietario de empresa familiar que atua a 49 anos na prestação de serviços em refrigeração em geral e em montagens de climatizadores e condicionadores de ar ,domesticos ,comerciais e industriais.
danilohr
Contato:

Mensagem por danilohr »

Ola,
o refrigerador é meu mesmo, na parte de cima esta funcionando normalmente, mas em baixo nem com termostado no ultimo esta gelando bem, esta fraco.
como faço pra verificar o bloqueio da evaporadora???
estou com tempo bem corrido, por isso esta meio dificil d responder aqui e fazer as verificações do Wesley, mas assim que possivel verifico.

att
jairo bertoni de araujo

olá danilo olha vc tem de retirar na parte interna do gabinete a proteção do forçador e tambem proteção da evaporadora talvez o wesley arranje fotos com o passo a passo na sala de tutoriais ou outro colega porque estou atuando hoje em climatização e montagens (fazem dezoito anos) e estou afastado de refrigeração e lavadoras mas sempre é bom reciclar por isso vou ver se consigo aqui com os colegas refrigeristas um passo a passo pra vc ok?jairo obs:estou indo pra uma cidade aqui perto da minha e estarei afastado do forum esse fim de semana ,domingo estou de volta um abraço jairo
danilohr
Contato:

Mensagem por danilohr »

Ola
tive um tempinho hj e desmontei o refrigerador e realmente foi constatado que e evaporadora estava cheia de gelo, impedindo a circulação do ar frio para a parte inferior.
Isso seria problema com sensor de degelo???

att
jairo bertoni de araujo

danilo pode ser o sensor(ele se chama bi metalico tem como testar-lo,o teste é por continuidade coloque ele no congelador depois teste com uma lampada em serie ou multimetro(tem que apitar ou a lampada em serie tem que acender) , a resistençia de degelo(ela fica dentro da evaporadora siga os fios que vc vai chegar até ela,retire as terminais da mesma e teste direto com energia 110 ou 220 volts nas terminais de acordo com a voltagem de funcionamento do seu refrigerador se ela esquentar ela está boa se não é por que está aberta ou em curto ) se o bimetalico estiver bom e a resistençia tambem só resta o timer ou temporizador ou a placa eletronica de degelo.dá um retorno para nós um abraço jairo
lucas
Contato:

Re: Problema Electrolux DFF44

Mensagem por lucas »

OLA QUANDO ISTO ACONTECE E DEFEITO DA PLACA NÃO CEI SE O SEU TEM TIPO DFF370LTS
ELE FICA TRABALHANDO NO MODO DE EMERGENCIA, QUANDO ISTO A CONTECEM ELA TRABALHA 25MIN, E PARA 35MIN
E SOR TROCAR O SENSOR AMBIENTE
wendersonrf
Contato:

Mensagem por wendersonrf »

Danilo,
O problema da sua geladeira foi resolvido? O que era o defeito e quanto gastou????
Também possuio uma DFF44 com o mesmo problema descrito por você. Desliga sozinha e não religa. Ai tenho que desligar e religar a tomada que ela liga e ainda acende o Led de indicação de temperatura alta no freezer

Atenciosamente,

Wenderson
RobertoBrastemp
Contato:

Mensagem por RobertoBrastemp »

Estava acompanhando esse tópico, e vejo a gentileza de todos tentando ajudar, e o mesmo nem sequer agradeceu ou postou o resultado, que ajudaria muitos outros usuários. Mais dor de barriga em cachorro magro, não dá só uma vez.
Paulo Pedro
Contato:

Mensagem por Paulo Pedro »

Olá, gostaria de saber como acabou isso, estou com o mesmo problema na minha geladeira DFF44 ????
Responder