Lav Westinghouse Motor não aciona na lavagem e centrifugação

Está vazando água? Está trepidando? Pula que nem carroça? O agitador não saí? Duvidas e soluções discutimos aqui.
Gereon
Contato:

Lav Westinghouse Motor não aciona na lavagem e centrifugação

Mensagem por Gereon »

Tenho problema com uma lavadora white westinghouse o motor não aciona nem na lavagem e nem na cetrifugação, ele esta esquentando no fio vermelho e branco, como testá-lo fora, o capacitor é acoplado, e não consigo tirar os dois parafusos da chaveta do tubo de lavagem tentei com uma chave de boca de 13 mm ela chegou a espanar a cabeça do parafuso, acredito que seja uma chave de 1/2" pois a de 13mm fica folgada na cabeça do parafuso, vou ter que compra-la, não tem outro jeito para tira-lo, esta lavadora ficou parada por um ano, esqueci de informar sobre o motor, retirei a correia e acionei a lavadora para lavagem, mas o motor fica parado esquentando, qualquer ajuda é bem vinda dos amigos, um abraço. Gereon.
jairo bertoni de araujo

Mensagem por jairo bertoni de araujo »

olá gereon pode ser o capacitor ou o platinado ou centrifugo dentro do motor portanto vc tem que abrir o motor,qualquer coisa retorne pra gente que te explico o passo a passo um abraço jairo
micro empresario proprietario de empresa familiar que atua a 49 anos na prestação de serviços em refrigeração em geral e em montagens de climatizadores e condicionadores de ar ,domesticos ,comerciais e industriais.
Gereon
Contato:

Mensagem por Gereon »

:P Aqui esta o retorno e obrigado Jairo pelas dicas.
Retirei o capacitor e curtocircuitando com uma chave de fenda os seu terminais, isto foi para descarrega-lo e fiz o teste com o multimetro na escala de ohm x100, o ponteiro do multimetro foi até o infinito, digo até o fim da escala e voltou e para repetir o teste troquei as ponteiras e ocorreu o mesmo, portanto o capacitor foi descartado do defeito.
Retirei os cabos dos plugues, são individuais um para cada fio, e liguei a lavadora , logo assoprei na mangueira do pressostato para iniciar a lavagem e logo após verifiquei com uma chave teste se estava passando corrente no cabo branco, "BINGO" estava passando corrente e nos outros cabos não estava passando corrente.
Próxima etapa, lixar todos os conectores.
Coloquei os plugues no motor e liguei a lavadora, retirando a mangueira da câmara de ar acoplada ao lado do tanque e assoprei na mangueira que vai até o pressostato para enganar o (timer e o pressostato), "BINGO" a lavadora acionou o motor e esta trabalhando beleza, sem problemas.
Postei aqui de uma forma que qualquer leigo possa ler e compreender o que esta no procedimento do defeito, um grande abraço. Gereon.
Professor Pardal
Contato:

Mensagem por Professor Pardal »

Olá Gereon, fiquei contente em ver que achou o defeito que conforme voce diz era mau contato, uma coisa que funciona bem nesses casos e o limpacontatos vendido em spray.
Quanto a testar esse motor é fácil, (esse eu sei) voce liga o fio vermelho e o branco na rede, para fazer as inversões liga o preto no vermelho e o marron no branco em seguida liga preto no branco e o marron no vermelho.
O sparafusos que voce quer tirar são os do suporte do cesto? e porque
motivo voce quer tirar? tem vazamento de agua ou oleo? Esse suporte se estiver muito tempo se mexer as vezes da um baile danado, a melhor maneira de tirar sem quebrar, se voce trabalha ou pretende trabalhar e mandar um torneiro fazer um extrator especifico pra esse trabalho.

Obs. Vou colocar nos tutoriais essa dica de teste.
Mecanico meia-boca.
Gereon
Contato:

Mensagem por Gereon »

Caro Professor Pardal, obrigado pela dica, os parafusos que quero tirar é os dois da chaveta do tubo da centrifugação, pois quero trocar o selo mecânico da agua (superior) e limpar o tubo que esta todo enferrujado.
Esta lavadora estava parada mais ou menos um ano e meio, portanto se faz necessário trocar todos os selos mecânicos (retentores), do óleo, água e o da bomba.
Os parafusos do suporte do cesto saiu, mas um quebrou a cabeça sextavada, vou ter trabalho para tira-lo da transmissão.
Um dos motivos é voce fazer um trabalho de qualidade, caso voce troque um selo mecânico do óleo (inferior) que é o caso pois esta vazando óleo e não trocar os outros provavelmente vai estourar os outros e o cliente vai reclamar pelo serviço de má qualidade.
Claro que se faz necessário informar o porquê da troca de todos os retentores. Um abraço. Gereon.
jairo bertoni de araujo

olá pessoal do forum olha nos teste de capacitor claro que já usei o ohmimetro ou mult teste mas o ideal mesmo é vc ter um capacimetro que não é muiro caro e mede valores em nano pico ou micro faraday por que? no teste do ohmimetro se der ao infinito e desgarregar vc chega a conclusão que o capacitor está ok ,(já cai do cavalinho em todas as areas que atuei nesses 26 anos) já condenei compressor carissimo com diagnostico de queimado e era o capacitor por que? nos tradicionais teste de carga e descarga e por ohmimetro eles não dão a capacitancia relativa e a real induzindo a gente ao erro porque eles carregam e desgarregam e vão ao infinito e desgarregam MAS em valores que essas ferramentas não conseguem e nem estão capacitadas para aferir e geralmente o capacitor está abaixo da porcentagem da capacidade em capacitançia especificada causando o mal funcionamento do aparelho seja ele qual for levando a gente a diagnosticar erradamente perdendo credibilidade ou clientes portanto ao testar capacitores cuidado vc pode estar enganado compre um capacimetro uma marca boa custa em torno de R$ 100,00 e procurem trabalhar com ferramentas adequadas e especificas.um abraço jairo
micro empresario proprietario de empresa familiar que atua a 49 anos na prestação de serviços em refrigeração em geral e em montagens de climatizadores e condicionadores de ar ,domesticos ,comerciais e industriais.
Professor Pardal
Contato:

Concordo com tudo o que o Jairo disse sobre testes de capacitores, se for em eletronica sim mas sera que em refrigeração precisa desse aparato todo de ferramenta? Pelo menos pra mim que trabalho só com maquinas(geladeira eu so sei assalta de madrugada) acho que não precisa, até agora, a não ser que o que ta vindo por ai precise. Sabe qual a ferramenta que eu mais utilizo?
Uma chave de teste de 2.50 reais e uma cigarra de teste, isso pra teste de continuidade mas o top mesmo e a minha adoravel chavinha de teste.
Capacitor pra lavadora custa em media de 8 a 25 reais, o melhor jeito de testar e colocando um novo, se carregar junto dois permanentes e dois de partida com medidas diferente e muito mais pratico.
Mecanico meia-boca.
jairo bertoni de araujo

professor pardal o que eu quis dizer é teste em capacitores seja ele em maquinas ou compressores ou motores,para achar continuidade usa-se lampada em serie ou alicate amperimetro ou lampada de teste ,quando se tem um volume de serviço maior e são coisas especificas e caras é melhor trabalhar com ferramentas adequadas porque vc trabalha com diagnosticos mais seguros e precisos , com rapidez e qualidade é claro que se vc trabalha com lavadoras ou pequenos aparelhos isso não seria tão necessario mas a refrigeração e o condicionamento e mesmo os eletroportateis e a linha branca estão partindo e de uma maneira vertiginosa para a eletronização principalmente nos compressores e motores para refrigeração e condicionamento com controle de potençia e velocidade pela frequençia ou mesmo a automação residençial,comercial e industrial (clp´s) claro que qualificação é necessario ,sempre fiquei com um pé atraz com a dita globalização,achando que essa velocidade vertiginosa das tecnologias eram uma faca de dois legumes e que a rapidez dessas mudanças seriam muito maleficas para a raça humana,acho que abordar esse assunto aqui no forum não seria adequado e talvez nem tão oportuno e que a gente corre o risco de se tornar superficial e o assunto se tornar unilateral ou sde um só interlocutor ou até mesmo pessoal. um abraço daquele que vos ama de coração jairo
Professor Pardal
Contato:

Ola Jairo! Acho que fui infeliz na abordagem do assunto, eu mencionei o meu caso que trabalho só com maquinas que tem uma mecanica e eletrica por sinal bem rudimentares, essa estoria de professor pardal é tudo brincadeira, sou autodidata e busco neste em muitos outros forums espalhados por ai tudo o que puder aprender e ser útil no meu trabalho.
Amigos me queiram bem que não custa nada.
Mecanico meia-boca.
jairo bertoni de araujo

olá professor desculpe se minha resposta pareceu uma reprimenda ou qualquer outra coisa de minha parte contra a sua pessoa , longe disso!!!!!! toda experiençia é valida , só quiz enfatizar um pouco sobre esses anos todos de prestação de serviços e a minha convivençia com clientes e fornecedores minha experiençia e de meus familiares afinal são 50 anos de estrada,vc pode ter certeza que isso não me coloca em posição superior ou de vantagem muito pelo contrario,minha intenção sempre foi aprender, sempre ,e a razão de nos estarmos aqui no forum na verdade é pra isso e tambem ajudar quem precisa de uma orientação tecnica ,aliaz vc será sempre bem vindo com seus apartes como eu disse em outros post que te enviei,vc é bem humorado, pra cima , cabeça arejada ,e com humildade de pedir perdão e de maneira nenhuma quero que vc se sinta de alguma foram tolhido ou com um pé atraz para responder os topicos sobre lavadoras ou qualquer outro assunto que tem a ver com o nosso forum,claro que eu tambem vou receber toda critica ou correção de algum aparte que eu fizer com alegria,ninguem é dono da verdade, as vezes pensava eu na minha vã arrogançia que aquilo que eu pensava ou resolvia ou caminhos que eu tomava era o certo mas como gosto de dizer caí do cavalito,e cheguei a grande conclusão que o que nos faz crescer de fato é a verdade o respeito ao proximo e a humildade.sinto o maior prazer de te-los conhecido e tenho todo respeito e consideração por vcs todos um abraço do amigo jairo
Responder