troquei os rolamentos e conjunto do mecanismo da maquina de lavar da minha mãe descrita acima, pois o retentor estava vazando agua causando barulhos e tbm agua no chão quando lavava, pelo motivo do conjunto do mecanismo estar com valetas onde era o retentor substitui o mesmo por outro ja que comprar apenas a parte de metal do mesmo n foi possivel na minha cidade e tbm pelo seu baixo custo de apenas 50 reais um conjunto completo novo mundial. não sou técnico apenas quebro o galho no que posso ja adianto, no fim da montagem do motor q ocorreu com sucesso liguei a maquina e no entanto um novo sintoma apareceu quando a maquina esta a lavar ou enxaguar o agitador gira normalmente mas o cesto fica imovel, a principio achei ser o freio preso de mais mas ela faz a centrifuga normalmente com velocidade ótima e sem nenhum ruido agora com o par de rolamentos novos mas esse caso do cesto n se mover no sentido anti-horario junto ao agitador esta quebrando minha cabeça.
obs. quando digo junto não digo no mesmo sentido do agitador e sim contrario ao movimento dele.
*Cesto não se move durante lavagem ou enxague
*mas gira com velocidade normal na centrifuga
se alguem tiver uma luz do q eu possa fazer desde ja estou grato
Brastemp BWQ24A "Cesto não gira"
-
- Contato:
Re: Brastemp BWQ24A "Cesto não gira"
olha meu amigo isto ta parecendo ser atuador de freio mesmo.verifique se o mesmo nao esta se soltando totalmente no prosseso de lavagems ou ele foi montado encavalado . tente puxa-lo com a mao. ou tente fazer a lavagem com a lona de freio solta
Não amigo o freio esta funcionando perfeitamente tenciona no sentido horario e folga no sentido anti-horario.
Erasmo escreveu:troquei os rolamentos e conjunto do mecanismo da maquina de lavar da minha mãe descrita acima, pois o retentor estava vazando agua causando barulhos e tbm agua no chão quando lavava, pelo motivo do conjunto do mecanismo estar com valetas onde era o retentor substitui o mesmo por outro ja que comprar apenas a parte de metal do mesmo n foi possivel na minha cidade e tbm pelo seu baixo custo de apenas 50 reais um conjunto completo novo mundial. não sou técnico apenas quebro o galho no que posso ja adianto, no fim da montagem do motor q ocorreu com sucesso liguei a maquina e no entanto um novo sintoma apareceu quando a maquina esta a lavar ou enxaguar o agitador gira normalmente mas o cesto fica imovel, a principio achei ser o freio preso de mais mas ela faz a centrifuga normalmente com velocidade ótima e sem nenhum ruido agora com o par de rolamentos novos mas esse caso do cesto n se mover no sentido anti-horario junto ao agitador esta quebrando minha cabeça.
obs. quando digo junto não digo no mesmo sentido do agitador e sim contrario ao movimento dele.
*Cesto não se move durante lavagem ou enxague
*mas gira com velocidade normal na centrifuga
se alguem tiver uma luz do q eu possa fazer desde ja estou grato
Caro Erasmo
NA TROCA DOS ROLAMENTOS O AMIGO TROCOU TMB O RETENTOR NÉ.
O AMIGO SUBSTITUIU O RETENTOR CERTO?
OUTRA COISA É REFERENTE AO FREIO NA CINTA DO FREIO VEJA SE ELE ESTA LIVRE, "LIVRE QUE EU FALO É EM RELAÇÃO AO PINO da cinta ''
verifique essa coisa e depois poster.
abraços : maasth
Sim maasth troquei por rolamentos do mesmo tamanho e também pelo retentor correto, a montagem do motor foi perfeita no caso ja falei com 3 tecnicos da cidade e com 1 da capital da loja onde vende as peças 3 deles dizem q modelos eletronicos o cesto n se move durante a lavagem um deles até disse q ficou perfeito a revisão q eu fiz mas em todo caso ainda achei extranho então fui na casa da minha avó hj e la tem uma maquina de timer eletronico maior q essa da minha mãe e ela tem menos de 3 meses de uso a puz funcionar e pra minha surpresa o cesto n se move apenas o agitador, mesmo assim voltei pra casa com muita convicção q a baby mondial q eu tenho aqui em casa q esta a trabalhar corretamente q joga no sentido anti-horario o cesto no momento q o agitador se move no sentido horario então fiz o seguinte ajustemaasth escreveu: Caro Erasmo
NA TROCA DOS ROLAMENTOS O AMIGO TROCOU TMB O RETENTOR NÉ.
O AMIGO SUBSTITUIU O RETENTOR CERTO?
OUTRA COISA É REFERENTE AO FREIO NA CINTA DO FREIO VEJA SE ELE ESTA LIVRE, "LIVRE QUE EU FALO É EM RELAÇÃO AO PINO da cinta ''
verifique essa coisa e depois poster.
abraços : maasth
com base na força em que eu movo o cesto no sentido anti-horario percebi q nas maquinas q testei "minha baby, a maquina do vizinho, e a da minha avó" a baby e a do vizinho q fazem o ciclo dessa maneira tem o freio bem solto no sentido anti-horario sendo q um puxão ele continua rodando o cesto e travado no sentido horario claro isso com a maquina desligada, com base nisso vi q tanto a minha quanto a da minha avó tem uma certa força de freio maior nesse sentido q deveria estar mais solto
apliquei então o seguinte abaixei a tenção da mola do freio simplismente deslizando-o para a parte mais fina do suporte o q ganha 2mm no max de extenção e lubrifiquei a cinta com uma fina camada de vazilina industrial, ( deveria ser graxa grafitada de acordo com 1 dos tecnicos mas na falta...só um dos tecnicos me falou dessa lubrificação os outros dizem q não eh para fazer isso) montei a maquina novamente tendo certeza do encaixe perfeito do cubo do cesto estar nivelado ou seja durante os giros com a mão eu vi se ele diminuia espaço entre as laterais, depois disso o cesto estava levemente mais solto nesse sentido e apos o funcionamento "surpresa" o cesto gira novamente no sentido contrario ao agitador ele não é tão voraz quanto o da BABY mas se move de 2 em 2 cm ao mesmo tempo q o agitador o q fica igual ao do vizinho q eh uma maquina com cesto do mesmo tamanho da minha só n eh eletronica eh timer mecanico.
virou uma estoria em

abraços a todos obrigado ae a colaboração