Brastemp baby mondial, não lava

Está vazando água? Está trepidando? Pula que nem carroça? O agitador não saí? Duvidas e soluções discutimos aqui.
Janice
Contato:

Brastemp baby mondial, não lava

Mensagem por Janice »

Tenho uma brastemp baby mondial, 4 kg, ela liga, entra a água, enche mas não transborda, drena a água, centrifuga normal, mas não está lavando a roupa. Já troquei o timer, mas não sei o que mais pode ser, aparentemente não tem nada com sinais de queimado no painel, será que alguém pode me ajudar? Eu agradeço, pois to a fim de reparar minha máquina sózinha; sabe como é a grana tá curta, obrigada.
Ah, ontem ela deu sinais de vida, mas só bateu 4 vezes e parou...
jairo bertoni de araujo

Mensagem por jairo bertoni de araujo »

olá janice seja bem vinda , olha esse defeito tem toda caracteristica de fios que alimentam o motor interrompido com intermitencia(o defeito aparece e depois volta a funcionar novamente) ou o capacitor ou o proprio motor(quando entra no modo lavar a maquina não agita e o motor fica com um zumbido mais ou menos baixo como que se tivesse travado ou engripado) mas acho que é o que nos chamamos de falta de continuidade , isso se vc trocou a placa certa do mesmo modelo ou alguma conecção de fios ou chicote eletrico mal conectado ,nessa sua lavadora especificamente existe os chicotes superior(que vai do timer para a placa) e inferior( que vai da placa para motor capacitor bomba dagua) pode ser acredito eu que o chicote inferior esteja dando esse defeito mas espere outras opiniões de nosso companheiros de forum ok? um abraço jairo retorne pra nós
micro empresario proprietario de empresa familiar que atua a 49 anos na prestação de serviços em refrigeração em geral e em montagens de climatizadores e condicionadores de ar ,domesticos ,comerciais e industriais.
Janice
Contato:

Mensagem por Janice »

Olá Jairo, a única coisa que troquei foi o TIMER, pois há algumas semanas apresentou problemas para puxar o botão(fico duro e não subia, depois eu consegui puxar e não empurrei mais, então acabei trocando o timer), a loja que me vendeu o timer (recondicionado) pediu a numeração, então imagino que deva estar certo!! Quando instalei o timer, ela não funcionou mais nada, depois abri a tampa de novo e percebi que tinha uns fios soltos, eu conectei, daí ela voltou a funcionar, do mesmo jeito que estava antes, ou seja fazendo as mesmas operações, só que não agita na hora da lavagem. Recebi informações de outra pessoa que talvez fosse o pressostato, que era pra eu testar; mas não tenho como testar.Bom continuo com o problema ainda, vou ficar aguardando mais opiniões, ok. Obrigada.
jairo bertoni de araujo

janice pressostato pode ser mas acho que é placa eletronica porque ela que é que dá o sinal para o motor no modo lavar (agitar) usualmente é essa placa na maioria das vezes ,pode ser o pressostato quando: ele na verdade é um controlador de nivel no caso da lavadora que faz: ao chegar no nivel escolhido ele interrompe a valvula dagua e joga sinal eletrico para a placa que inicia a agitação pode ser esse contato(aberto ou interrompido) que está com defeito, mas continuo achando que é a placa),mas para não restar duvidas observe a mangueira que esta conectado nele e vai para a almofada de ar do tanque,veja tambem se a mangueira não está entupida ou garroteada ou furada ,depois disso vc vai retira-lo(pressostato) do gabinete para fazer o teste de continuidade, ele tem nos contatos uma numeração especifica para cada fio e cor vc anota direitinho e leva para um tecnico de lavadoras fazer o teste de continuidade nele se tudo estiver ok é a placa certo? retorne para nos se vc não entendeu as explicações ou ficou mais alguma duvida um abraço jairo
micro empresario proprietario de empresa familiar que atua a 49 anos na prestação de serviços em refrigeração em geral e em montagens de climatizadores e condicionadores de ar ,domesticos ,comerciais e industriais.
maqmarc
Contato:

fios

Mensagem por maqmarc »

eu continuo apostando em fio partido
observe os fios q saem do motor, ele costumam kebrar na saída do motor
revise o xicote inferior tbm. as tomadas do motor tbm podem estar com mal contato.
MAQMARC CONSERTOS MAQUINAS DE LAVAR E OUTROS ...
EMPRESA Q ATUA HÁ 13 ANOS NO RAMO.
EMPRESA FAMILIAR
Janice
Contato:

Mensagem por Janice »

Jairo, por favor será que dá pra esclarecer melhor o que vc quer dizer com:
- contato (aberto ou interrompido) da placa??
- almofada de ar do tanque,
- essa mangueira, que vc diz é aquela que sai do pressostato??? E ela pode entupir, de que jeito, com o que?? Bom vou fazer isso, verificar tudo isso que você me disse, obrigada.
Janice
Contato:

Mensagem por Janice »

Ah, desculpe, esqueci de perguntar, e quanto aos fios que saem do motor??? Eles se quebram assim sozinhos??? E quanto a esse chicote inferior? O que é??? Por acaso é aquele jogo de fios??? E tomadas do motor, onde ficam??? Obrigada.
jairo bertoni de araujo

janice acho que temos fotos e downloads ai no forum na sala de tutoriais ou na seçção especifica para downloads dessa sua maquina se não tiver vou anexar uma fotos e colocar no site, hoje não vai dar mas vou providenciar rapidim um passo a passo com fotos e colocar na seção tutoriais pra todo mundo e tambem pra vc ok ai fica mais facil vc identificar os componentes e peças ok? um abraço jairo,mas pra adiantar vou dar um passo a passo pra vc aqui nessa sala tipo as 18:00 hrs hoje ok?
jairo bertoni de araujo

alô alÔ companheiros do forum quem tiver condição de enviar fotos mais rapido que eu ou o esquema para nossa amiga janice e por tabela pra todo mundo ou orienta-la com um passo a passo tipo agora porque hoje to meio atarefado to saindo pra trabalhar e não posso passar pra ela mais rapido ela deve estar lavando roupa na mão ou amontoando no canto esperando a gente clarear as coisa para ela um abraço jairo
Janice
Contato:

Mensagem por Janice »

Bom gente queria comunicar que a minha querida, amada, idolatrada, máquina de lavar, ESTÁ FUNCIONANDOOOOOOO, IUIPI, HAHAHAHA, desculpem, mas é que estou muito feliz. Olha, eu verifiquei a placa, limpei-a com uma flanela úmida com álcool, e conectei-a novamente, e aí ela funcionou, por via das dúvidas, vou trocá-la.
Que maravilha, é esse fórum, vocês são demais. Quero agradecer ao Jairo e ao Marcos que pacientemente, foram me explicando todos os caminhos, que Deus abençoe vocês, que sabem dividir seus conhecimentos, com quem tem interesse e também falta de dinheiro né??? Rsrs
Abraços e muito obrigada.
Janice
Contato:

Mensagem por Janice »

Só mais um favorzinho, se puderem disponibilizar, fotos, manuais, enfim coisas da Máquina Brastemp Mondial Baby, vai ser muito bom, pra mim e pra mais alguém com interesse nesse tipo de lavadora. Mais uma vez obrigada. Ah, já estou lavando as minhas roupas, rsrsrs.
Responder